quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Olimpiadas na Grécia Antiga

Introdução


                   “O importante não é vencer, mas competir. E com dignidade” diz Barão de Coubertin, é evidente que o modelo atual das olimpíadas está muito distante daquele atual das primeiras disputas. Há muitos anos a tradição das competições de atletismo, ginástica olímpica, natação e dos chamados esportes coletivos tem garantindo o extraordinário sucesso dos jogos olímpicos.
            Embora os jogos olímpicos envolvam somente provas de alta competição, eles exercem grande influência no esporte popular e no esporte popular e no esporte escolar.
Em geral depois de uma olimpíada, cresce o numero de praticantes das modalidades esportivas que obtiveram maior sucesso e foram mais divulgadas pela mídia.

A história
Das Olimpíadas

Na Historia da Grécia antiga, lenda e realidade se confundem com estórias e feitos dos deuses heróis. por esse motivo , varias versões tentam explicar o  surgimento dos jogos olímpicos
A Primeira delas conta que entre 2500 e 2300 a.C., apões cronos destronar Urano, ele e seus quatro irmãos que habitavam o Monte Ida, se estabeleceram em Olímpia Heracles, o mais velho deles, para homenagear Zeus, propôs uma corrida – o vencedor recebeu uma coroa de ramos de Oliveira -, origem dos Jogos, que passaram a ser disputados de quatro em quatro anos.
Na segunda versão Enomao, rei de pisa e soberano de Olímpia, foi avisado por uma pitonisa, que seria destronado e morto pelo pretendente de sua filha Hipodomia. Por precaução, Enomao convoca os candidatos para uma corrida de biga, disputada entre o altar de Zeus em Olímpia e o autor de Poseidon em Corinto. Ele venceu e matou treze pretendentes. Hipodâmis com a cumplicidade de um escravo sabotou a biga de seu pai, é Pelope, seu amado, se sagrou vencedor. Em outra hipótese acredita-se que Pelope invocou a proteção dos deuses e recebeu um carro de ouro e quatro cavalos e Enomao teria morrido na disputa                     
            Para comemorar a vitoria e o casamento, os noivos, em honra a Zeus, instituíram os jogos, realizados em intervalos fixos de quatro anos. Os filhos do casal se espalharam pela penisula sul da Grécia, até hoje chamado de Peloponeso.
            Na Ultima versão, Hércules recebeu como sexto trabalho, limpar os estábulos dos animais de Áugias, rei de Elis, que sujos há trinta anos exalavam mau cheiro, ele removeu as fezes para o outro campo e desviou o curso do rio Alfeu, fazendo com que suas águas lavassem as estrebarias.
            Como o rei não cumpriu o acordo de lhe dar a décima parte do gado, Hércules matou Áugias, seguiu para Olímpia e criou os jogos em homenagem a Zeus e a si próprio.
            Lendas á parte, só a partir do século VII a.C. surgiram as primeiras referencias arqueológicas, histórica, revelando que durante há muito tempo, Pisa, Elis e Esparta, as principais cidades-estadogregas lutaram entre si e destruíram a unidade dos pais. Ifito, rei de Elis, consultou o oráculo de Delfos que revelou a intenção dos deuses de intervir nesta guerra, desde que os jogos instituídos por Hércules, e que estavam esquecidos, fossem estabelecidos.
            Em 884 a.C., Cleostenesde Pisa, Ífito de Elis e Licurgo de Esparta encotraram-se no vale da Olimpia – Um território neutro  - estabeleceram um tratado    celebrando os jogos e a trégua sagrada entre as três cidades posteriormente estendida a todo país.
            “Olímpia é um lugar sagrado, quem lá ousar ingressar armado será culpado por sacrilégio. Também é sacrilégio quem não vingar Tal Ultraje se isto estiver ao seu alcance.”
            Alguns historiadores acreditam que os jogos foram realizados a partir desta data, entretanto a primeira edição historicamente comprovada data de 776 a.C.
            Em 146.a.C a Grécia passou as ser província romanda, e os jogos olímpicos se tornaram eventos realizados para satisfazer o ego dos abastados sociais, com o caso de Nero q mesmo caindo varias vezes se tornaram vencedor da corrida de bigas.
Em 146 a.C. a Grécia passou as ser província romanda, e os jogos olímpicos se tornaram eventos realizados para satisfazer o ego dos abastados sociais, com o caso de Nero q mesmo caindo varias vezes se tornaram vencedor da corrida de bigas.

Lei dos jogos

Na Grécia antiga segue-se a lei dos jogos:

I o atleta devia ser cidadão livre, nem escravo nem estrangeiro;
I o competidor não podia ter sido punido pela justiça, nem ter moral duvidoso;
III no prazo legal, o atleta deva inscrever-se para o estagio no ginásio de Elis, cumprir o período de concentração, passar pelas provas de classificação e prestar o juramento;
IV o competidor não podia se atrasar. O retardatário era eliminado da competição
V as mulheres casadas eram proibidas de assistirem aos jogos ou de subirem ao Altis sob pena de serem atiradas no rochedoTypeu;
VI durante os treinamentos e competições, os treinadores podiam comparecer nos recintos determinados;    
VII era proibido matar ou provocar voluntariamente ou involuntariamente a morte do adversário;
VIII era proibido perseguir fora dos limites, empurrar o adversário ou praticar comportamento desleal;
IX era proibido amedrontar;
X a corrupção de arbitro ou participantes era punida com chicotadas;
XI o competidor era proclamado vencedor quando o competidor não comparecia
XII era proibido rebelar-se publicamente contra decisão dos juízes;
XIII o competidor descontente contra uma decisão dos árbitros podia recorrer ao Senado Olimpico. Os árbitros podiam ser punidos ou sua decisão anulada, se fosse considerada errada;
XIV qualquer um dos membros da arbitragem não podiam competir.


Modalidades esportivas:

*Corrida Livres
*Corrida Hípica
*Corrida Armada ou Hoplitodromia
*Luta
*Pentatlo
*Pugilato.
*Pancrácio
*Esportes Eqüestres














Nenhum comentário:

Postar um comentário