Esporte
Temos o esporte a parti do momento em que jogamos os jogos de maneira correta e regras oficiais que se denomina desporto. O esporte ajuda a desenvolver músculos e também o raciocínio. Alem desses desenvolvimentos o esporte estabelece normas comportamentais e criam situações que forçam a moral e o caráter do indivíduo, como a lealdade e a boa conduta.
Exige uma melhor preparação no que diz respeito ao atleta, vai desde a preparação física passando pela psicologia e chegando à técnica. Todas precisam estar em boa sintonia para o melhor desempenho individual, como por exemplo: atletismo, a natação, o judô e boxe.
Coletivo, exige uma melhor preparação, porem visa o espírito social de colaboração de toda equipe, por exemplo: futebol, basquete, handebol e vôlei.
Para Thomas Arnold o esporte tem três principais características, é um jogo, é uma competição e uma formação, apoiando a idéia de Arnold o italiano Antonelli ainda acrescenta mais algumas importantes características, ético-social, psicopedagogico, psicoprofilatico e psicoterapêutico.
Pietro reconheceu as seguintes observações no esporte, deve ser entendido como expressão individual e como fato social, tem um ingrediente de esforço físico notável e que a natureza do esporte pode ser instrumental ou finalística, segundo a predisposição psicológica daquele que a pratica e da manifestação esportiva de que se trata.
Esporte de alto rendimento-globalizado.
Allen Guttman (1978) estabelece sete características do esporte moderno (secularismo, especialização de regras, igualdade de oportunidades na competição e suas condições, racionalização possibilitando sua internacionalização, organização burocrática, impulso para quantificação e a busca dos recordes).
Segundo alguns autores, o que se verifica no esporte é um processo similar ao da globalização, independente da nacionalidade, os atletas não são apenas uma representação da sua nação, mas um conjunto de marcas multinacionais a defender.
O esporte busca cada vez mais jovens, jovens q ambicionam fortuna e fama.
Nota-se nos últimos anos o deslocamento da área de lazer e tempo livre para área de trabalho e da mercantilizarão, nisso um atleta profissional altamente qualificado, ao executar movimentos resultado de muitos treinos causa certos "inveja" (como por exemplo, imitar ou ser capaz de fazer igual, ou melhor, o atleta) por outro lado o marketing não visa sua habilidade e sim o lucro que este patrocínio trará em função deste atleta. O esporte diferente dos jogos lúdicos, tem limitado idosos e deficientes, em outras palavras efetiva participação, ou seja, há esportes adaptados pego este como exemplo, mas não é tão divulgado quanto os esportes tradicionais.
Segundo Bracht a pratica corporal no caso a esportiva, está orientada pelo princípio de rendimento e da competição, ao meu entender não consiste aí o prazer em se praticar o esporte e atender a satisfação do seu praticante, mas sim as exigências de um mundo capitalista.
Percebemos a diferença entre o jogo e o esporte, a partir do momento em que se torna algo serio, há regras, federações, exige uma preparação fisíca rigorosa, uma preparação psicológica e uma aprimoração constante das tecnicas.
o esporte pode ser tanto individual como coletivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário