Jogos
Jogos são atividades segundo Hudson Teixeira, em que nos exercitamos brincando, de maneira alegre e prazerosa, ou seja, que nos da gosto em praticar, deste modo despreocupado pelas pessoas, os jogos permitem descansar centros nervosos, diminuindo qualquer tensão. Sendo assim os jogos sensoriais são aqueles que ajudam a desenvolver os sentidos como na cabra-cega,jogos de raciocínio são aqueles q estimulam o raciocínio assim como o xadrez e as palavras cruzadas e os jogos motores que são aqueles que exigem a participação de todas as partes do corpo principalmente os músculos como o pega-pega.
Quando as praticas dos jogos visam apenas à diversão participamos de um jogo recreativo, quando alem da diversão ha um preparo para o desporto, praticamos o jogo-desportivo. Temos jogos pré-desportivos, como o basquete-gigante que visa o basquete básico, a peteca pode se considerar uma pratica do vôlei e o pula-cela uma iniciação a ginástica.
Gilles Brougère ressalta:
Basta considerar a diversidade dos fenômenos denominados “jogo”, mesmo sem evocar os empregos derivados ou metafóricos (tal como joga de uma engrenagem). O que há de comum entre duas pessoas jogando xadrez e um gato empurrando uma bola, entre dois peões pretos e brancos em um tabuleiro e uma criança embalando uma boneca: No entanto o vocabulário é o mesmo (1998).
Roger Caillois afirma:
A Heterogeneidade dos elementos estudados sob o nome dos jogos é tão grande, que se é levado a supor que a palavra jogo não passa de um mero ardil que, pela sua enganadora generalidade alimenta ilusões acerca de suposta familiaridade de condutas diversificadas (1990).
Algumas características defendidas por Caillois:
· O Jogo é demonstração da superioridade
· O Prazer do jogo advém do desafio
· O Jogo implica perigo
· O Jogo Evoca, por Igual, as idéias de facilidade, risco ou habilidade
· Opõe-se ao caráter serio da vida (brinca com o real)
· Vontade de ganhar
· Risco
· Destreza
· Inteligência
· Buytendijk refere-se:
É possível encontrar, de algum modo, pessoas em qualquer idade e em quase todas as situações numa atitude tal que, na linguagem corrente, a sua forma de agir é designada pela palavra “jogar”. Aquele que quer falar sobre a atividade de jogar “em geral” é comparável com uma pessoa – e nesse ponto ele reforça seus argumentos citando Grandjouan – “que desejasse falar sobre as estrelas e ao mesmo tempo tratasse não só de astroslonginquos e estrelas cadentes, mas também de estrelas-do-mar, condecorações em forma de estrela, da place de I’Etoile e das estrelas de teatro e do cinema” (1974).
Não podemos falar dos jogos sem citar Huizinga, que fala na ludicidade dos jogos, abaixo algumas das características que o autor propõe:
· Características Lúdicas.
· Tem regras construídas
· Apresenta Valores éticos e sagrados.
· Não é vida corrente nem real
· Promove Liberdade
· Gera Tensão, incerteza, acaso, imprevisibilidade.
· Organizado a partir de Regras.
Há jogos sensoriais cuja intenção é desenvolver os sentidos das crianças, como a cabra-cega e o gato-mia.
jogos de raciocínio, cuja intenção é desenvolver o raciocínio da criança, como o xadrez, a dama, palavras-cruzadas, etc.
jogos motores, que visam o desenvolvimento motor da criança, ou seja, exige a participação de todas as partes do corpo, como pega-pega, esconde-esconde e o cabo de guerra.
jogos recreativos visam a participação, quando além da diversão há um preparo para o desporto.
como por exemplo dar "estrelinha", cambalhota.
jogos pré-desportivos, tem a caracteristica do esporte, como peteca-volei, pula-pula/ginastica.
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