terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O lazer foi comparado a ociosidade, descanso, etc., sob esta visão poderíamos classificar o lazer de forma negativa.
Os conteúdos do lazer podem ser os mais variados e para que uma atividade possa ser entendida como lazer é necessário entender alguns valores ligados ao tempo e atitude.
O lazer considerado como atitude será caracterizado pelo tipo de relação verificado entre o sujeito e a experiência vivida, basicamente a satisfação provocada pela atividade.
O lazer ligado ao aspecto tempo considera as atividades desenvolvidas no tempo liberado do trabalho, ou no "tempo-livre", não só das obrigações profissionais, mas também dos familiares, profissionais e religiosos.
A distorção do sentido da palavra lazer dá-se pelo meio de comunicação, que divulga as atividades separadamente como teatro, cinema, exposições, esporte, etc.
Até mesmo na denominação dos orgãos, onde a palavra nao obedece a características definidas como: Secretaria ou Departamentos de Esporte e Lazer, ou Turismo ou Cultura e Lazer.
O descanso e o divertimento são os valores mais associados ao lazer, pois são inúmeras as oportunidades para o repouso, para a "higiene mental", com a quebra da rotina, a libertação da imaginação, etc.
Dentro da área pedagógica, o lazer entra com um papel altamente educativo, visto que, o componente lúdico do jogo, do brinquedo, do faz-de-conta, o lazer é uma espécie de denúncia da realidade, deixando clara a diferença entre obrigação e prazer, a possibilidade de escolha das atividades e o caráter "desinteressado" de sua prática são as características básicas do lazer.
A opção torna-se também uma das características do lazer, representando escolhas subjetivas, opção esta ligada diretamente ao conhecimento das alternatibvas, o que Marcelino categorizou em seis áreas fundamentais:


INTERESSE ARTÍSTICOS: é o imaginário, as imagens, emoções e sentimentos; seu conteúdo é estético e configura a busca da beleza e do encantamento.


INTELECTUAIS: o que se busca é o contato com o real, as informações objetivas e explicações racionais. A ênfase é dada ao conhecimento vivido, experimentado. A participação em cursos e a leitura são exemplos.



PRÁTICAS ESPORTIVAS: os passeios, a pesca, a ginástica e todas as atividades onde prevalece o movimento, ou exercício físico, incluindo as diversas modalidades esportivas.


INTERESSES MANUAIS: é a capacidade de manipulação, quer para transformar objetos ou materiais, como o artesanato, quer para lidar com a natureza, como no caso da jardinagem e o cuidado com animais.


TURÍSTICOS: a quebra da rotina, busca novas paisagens, de novas pessoas e costumes, é a aspiração mais presente, como nos passeiso e nas viajens.


SOCIAIS: procura fundamentalmente relacionamento, contato face a face, assim manifesta-se os interesses sociais no lazer, como nos bailes cafés e bares.


Sendo assim, o ideal seria que cada pessoa praticasse atividades que abrangessem os vários grupos de interesse, dessa forma, no tempo disponível, o corpo, a imaginação, o raciocínio, a habilidade manual, o contato e outros costumes e o relacionamento social.

Um comentário:

  1. Orientações:

    - Alguns posts tem apenas texto... vc poderia complementar com imagem/clipe/música assim como outros posts
    - Seu blog está muito bom Tiago! Sugerimos que vc continue postando nos próximos semestres!

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