quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Impressões

A principio tudo que pensavamos saber sobre educação fisica num repente desapareceu, será que por sermos apenas praticantes de educação fisica? será que por termos visto um campeonato apenas na sua simples forma apresentada pela mídia?
Acredito que ao entrarmos na faculdade, pensamos que ja iriamos de imediato para quadra, "aprender como se ensina" atividades, exercicíos, etc.Mas ao contrario, vimos que o mundo do esporte, se apresenta como um universo de atividades, conteúdos, histórias, algo além do q supomos existir ou acredito q muitos assim pensavam.
Com certeza nos preocupamos com a pergunta "por que educação fisica?", uma resposta q vem de varias formas, mas nunca nos passou pela cabeça o que é educação fisica?
Uma pergunta que nos surpreendeu, talvez porque nunca pensamos nisso...
Apresentado a esse universo da educação fisica, quanta coisa se tem a aprender, e quantas não nos são apresenta, uma regra estabelicida por quem?
Limitaram nosso conhecimento sobre essa area tão abrangente nos apresentando quatro modalidades, as quais mais eramos professores do que alunos, sim, por que em minhas aulas de educação fisica, quem escolhiam os times eramos nós, quem dividia a quadra entre voley e futebol eramos nós os alunos.Posso dizer que minhas aulas assim como as de muitos eram mais uma aula de lazer do que EDUCAÇÂO Fisica.
Disso deriva muitas opniões de pessoas que cresceram odiando a educação fisica.De quem é a culpa? cabe culpar a quem? a escola? os professores?nós os alunos?
Lendo alguns livros que abordam este tipo de assunto, vi que muito se tem a fazer para mudar esta visão, mas pouco se faz...um estado de comodismo, que parte tanto da escola, quanto do aluno, sim, este que por sua vez apenas "digere" o que o professor expõe, confesso que fui um desses alunos, acomodados que tanto faz jogar bola, basquete, volei, handball e nos dias de chuva ping-pong.Nao me importava o por que de estar correndo, praticando um esporte ou apenas um momento de diversão.Sera esse o metodo de ensino que iremos adotar? Apenas manter o que ja se estabelece ou tentar mudar isso, dando mais dinamismo as aulas, nao mudando talvez o que ja esta adotado como metodo pedagógico, mas talvez trabalha-lo de uma maneira mais dinamica, dando asas a imaginmação de crianças e adolescentes, que muitas vezes disperdiçam seus talentos por serem excluidos da partida de futebol por exemplo, quantos nao se sentiram rejeitados por terem aptidões para outros esportes e jogos?
Deve-se levar em consideração que ja fomos alunos, e hoje vemos e analisamos o quanto nosso conceito de educação fisica estava errado, sera que serão essas diretrizes que adotaremos num futuro q ja se faz presente?A mesmisse continuara ou seremos os professores que faremos a diferença nao importando se sera notada, divulgada ou admirada, mas sim a que dara o primeiro passo, a que estimulará a sociedade a ver e perceber que o esporte é mais que um campeonato de salas, mas uma area que pode e deve crescer muito dentro das opções e metodos que podemos adotar para estimular jovens a desenvolver seus talentos, seu interesse, seu estimulo a querer praticar esportes, seja para ser um profissional nas diversas areas, um critico, um medico, um atleta, um tecnico, um preparador fisico.
A impressao que tenho é de que podemos fazer, nos falta a vontade, pode ser que esteja precipitado em minhas palavras, pode ser que nada aqui possa ser levado em consideração, mas o que sei é que nao quero ser só mais um...

Nenhum comentário:

Postar um comentário